Como funciona a cirurgia de estrabismo

O objetivo da cirurgia de estrabismo é alinhar os olhos, melhorando a estética e, em alguns casos, dando mais conforto ao paciente ao eliminar a visão dupla.

Na cirurgia de estrabismo, o cirurgião enfraquece ou fortalece os músculos oculares, causando mudanças na posição dos olhos.

 

Acesso aos músculos oculares:

Os músculos estão inseridos na esclera (parte branca do olho) e são cobertos por uma fina camada de tecido transparente, a conjuntiva. As pálpebras são mantidas abertas por um pequeno instrumento, chamado blefarostato. O cirurgião faz um corte, ou incisão, na conjuntiva para chegar aos músculos oculares e usa um gancho delicado para isolar o músculo a ser operado. Não são feitas incisões na pele. O olho não precisa ser removido durante o procedimento.

Recuo ou retrocesso do músculo

Um recuo, ou retrocesso, é o procedimento que enfraquece o músculo ocular. Após ser desinserido da esclera, o músculo é reposicionado mais para trás, alterando o local onde ele normalmente se insere no globo ocular. O cirurgião usa pontos, ou sutura, para fixar o músculo na esclera e estes pontos não precisam ser removidos após a cirurgia.

 

Ressecção do músculo
A ressecção é o procedimento que fortalece o musculo ocular, ao se remover uma pequena porção e reinseri-lo no mesmo local com uma sutura. Assim, o músculo fica mais curto e, portanto, mais forte.

 

 

Após o procedimento, a membrana que recobre os músculos oculares é suturada e não deixa cicatriz.

Anestesia
O tipo de anestesia depende da idade e do estado de saúde do paciente, bem como sua preferência. As crianças são operadas sob anestesia geral, pois elas devem permanecer imóveis durante o procedimento. A cirurgia dos adultos pode ser com anestesia geral ou com sedação e anestesia local, dependendo da preferência do cirurgião. Geralmente é uma cirurgia ambulatorial, ou seja, o paciente é internado e vai para casa no mesmo dia.

 

Recuperação

Geralmente é rápida e o paciente pode retornar logo às suas atividades. No período logo após a cirurgia os olhos ficam vermelhos no local da incisão e ocorre uma sensação de areia. Isso dura poucos dias, até que os pontos sejam absorvidos. Não é necessário retirar os pontos. A vermelhidão vai melhorando aos poucos e, no geral, os olhos ficam brancos novamente um mês após a cirurgia. Deve-se evitar atividades físicas extenuantes e nadar em água de mar ou piscina por 3 semanas.

 

Quais são os riscos relacionados à cirurgia de estrabismo?

Todo procedimento cirúrgico envolve riscos, tanto relacionados ao procedimento em si, quanto à anestesia. Mas em geral, os riscos de complicações na cirurgia de estrabismo são mínimos, sendo o mais comum a necessidade de uma nova cirurgia para corrigir um desvio residual. Sabe-se que um em cada cinco pacientes necessitam de mais de uma cirurgia para alinhar os olhos.